A 380 o maior avião do mundo

Quem vê Discovery e suas infinitas reprises já conhece de cor e salteado a história do Airbus A 380, o maior avião comercial do mundo. Mas quem não vê, não sabe, ou esteve enterrado num caixão no interior de uma pirâmide durante os últimos três anos, poderá achar interessante saber algumas coisas sobre este avião monstruoso que levou dez anos para ficar pronto e consumiu mais de 35,1 bilhões de reais em seu desenvolvimento.

O A 380 é um colosso com capacidade para 800 pessoas que consegue armazenar nas asas nada menos que 310.000 litros de combustível de aviação. A mesma coisa que 13 caminhões tanque lotados. Isso dá uma média de 17.900 litros de combustível queimados por hora, creditando para cada passageiro 3,6litros de combustível para cada 100km.

A fuselagem do avião é feita de Glare, uma mistura de alumínio e fibras de vidro impregnadas em resina, 10% mais leve que o alumínio tradicional mas muito mais resistente.. Sua resistência de impacto é de até 800kg.

O avião mede 73m de comprimento por 24 metros de altura. A envergadura é de 79,8m , o que obriga o avião a pousar apenas em certos aeroportos específicos que suportam seu peso (até 560.000 kg divididos em 22 rodas) e dimensões. Cada uma das suas 4 turbinas de asa Turbofan Rolls-Royce Trent 900, produzem individualmente um esforço de 311 kN, (70 000 lbf). Elas tem 3,17 metros de boca. Isso permite a ele voar a 970km/h.

É um senhor avião e o precinho da brincadeira é estimado em 292 milhões de dólares para a unidade básica. (sim, porque além do modelo standard tem ainda o super-luxo e o cargueiro). Um modelo personalizado pode bater a cifra de 470 milhões de dólares. Além disso, a personalização apenas do interior pode ultrapassar os 150 milhões de dólares.

O avião tem uma enorme classe econômica e uma nababesca classe executiva.

Mas o luxo mesmo fica para a primeira Classe. Além disso lá podem estar salas de video, de reunião e até salas privativas.

Sem falar das áreas comuns, como o bar e o shopping. (isso mesmo, tem um Shopping dentro do avião)

Parece muito torrar tanta grana em decoração, mas a julgar pelas pessoas dispostas a desembolsar 190 mil reais (por cabeça) para viajar na suíte de luxo, em pouco tempo esse custo se paga.

Pagar caro assim pra viajar em caminha de casal só vale a pena depois que inventaram o Viagra

Mas não só de cama de casal e quartinhos privativos vive o A 380. A comida também é boa. O avião terá menus sofisticados de acordo com o desejo e estilo da companhia que adquiri-lo, mas para se ter uma idéia, o menu do vôo inaugural foi: Pratos de lagosta como entrada, regadas com champanhe rosê Dom Pérignon da safra 1996 e foie gras, os passageiros das suítes puderam optar por um magret de pato grelhado ou outros pratos de inspiração asiática, entre eles carne de vaca ao wok ao molho de pimenta de Java. Na classe econômica, o menu foi robalo do Chile ao molho de alho e churrasco ao vinho tinto. Um champanhe Charles Heidsieck e vinhos australianos e alemães também faziam parte da carta de bebidas.


Nada mal, hein?

O avião está vendendo bem e muitas encomendas já foram feitas. A companhia aérea Emirates comprou 58 aviões, A Singapura Airlines comprou 17 e a Lufthansa alemã 15. No Brasil, só quem comprou foi a TAM. Ela comprou 4 aviões, o que é muito, considerando a esculhambação que é voar de avião no Brasil. O avião já visitou mais de 40 aeroportos, entre eles Guarulhos e Curitiba, aqui no Brasil.

Vamos ver a construção do Airbus A 380 em 7 minutos?

Sinta-se o piloto na cabine de comando do A 380

Fonte: Wikipedia e Google

Artigos relacionados

74 Comentários

Compartilhe suas ideias