A 380 o maior avião do mundo

Quem vê Discovery e suas infinitas reprises já conhece de cor e salteado a história do Airbus A 380, o maior avião comercial do mundo. Mas quem não vê, não sabe, ou esteve enterrado num caixão no interior de uma pirâmide durante os últimos três anos, poderá achar interessante saber algumas coisas sobre este avião monstruoso que levou dez anos para ficar pronto e consumiu mais de 35,1 bilhões de reais em seu desenvolvimento.

O A 380 é um colosso com capacidade para 800 pessoas que consegue armazenar nas asas nada menos que 310.000 litros de combustível de aviação. A mesma coisa que 13 caminhões tanque lotados. Isso dá uma média de 17.900 litros de combustível queimados por hora, creditando para cada passageiro 3,6litros de combustível para cada 100km.

A fuselagem do avião é feita de Glare, uma mistura de alumínio e fibras de vidro impregnadas em resina, 10% mais leve que o alumínio tradicional mas muito mais resistente.. Sua resistência de impacto é de até 800kg.

O avião mede 73m de comprimento por 24 metros de altura. A envergadura é de 79,8m , o que obriga o avião a pousar apenas em certos aeroportos específicos que suportam seu peso (até 560.000 kg divididos em 22 rodas) e dimensões. Cada uma das suas 4 turbinas de asa Turbofan Rolls-Royce Trent 900, produzem individualmente um esforço de 311 kN, (70 000 lbf). Elas tem 3,17 metros de boca. Isso permite a ele voar a 970km/h.

É um senhor avião e o precinho da brincadeira é estimado em 292 milhões de dólares para a unidade básica. (sim, porque além do modelo standard tem ainda o super-luxo e o cargueiro). Um modelo personalizado pode bater a cifra de 470 milhões de dólares. Além disso, a personalização apenas do interior pode ultrapassar os 150 milhões de dólares.

O avião tem uma enorme classe econômica e uma nababesca classe executiva.

Mas o luxo mesmo fica para a primeira Classe. Além disso lá podem estar salas de video, de reunião e até salas privativas.

Sem falar das áreas comuns, como o bar e o shopping. (isso mesmo, tem um Shopping dentro do avião)

Parece muito torrar tanta grana em decoração, mas a julgar pelas pessoas dispostas a desembolsar 190 mil reais (por cabeça) para viajar na suíte de luxo, em pouco tempo esse custo se paga.

Pagar caro assim pra viajar em caminha de casal só vale a pena depois que inventaram o Viagra

Mas não só de cama de casal e quartinhos privativos vive o A 380. A comida também é boa. O avião terá menus sofisticados de acordo com o desejo e estilo da companhia que adquiri-lo, mas para se ter uma idéia, o menu do vôo inaugural foi: Pratos de lagosta como entrada, regadas com champanhe rosê Dom Pérignon da safra 1996 e foie gras, os passageiros das suítes puderam optar por um magret de pato grelhado ou outros pratos de inspiração asiática, entre eles carne de vaca ao wok ao molho de pimenta de Java. Na classe econômica, o menu foi robalo do Chile ao molho de alho e churrasco ao vinho tinto. Um champanhe Charles Heidsieck e vinhos australianos e alemães também faziam parte da carta de bebidas.


Nada mal, hein?

O avião está vendendo bem e muitas encomendas já foram feitas. A companhia aérea Emirates comprou 58 aviões, A Singapura Airlines comprou 17 e a Lufthansa alemã 15. No Brasil, só quem comprou foi a TAM. Ela comprou 4 aviões, o que é muito, considerando a esculhambação que é voar de avião no Brasil. O avião já visitou mais de 40 aeroportos, entre eles Guarulhos e Curitiba, aqui no Brasil.

Vamos ver a construção do Airbus A 380 em 7 minutos?

Sinta-se o piloto na cabine de comando do A 380

Fonte: Wikipedia e Google

73 Comentários

  1. tulio 12 de março de 2008
  2. hana 21 de abril de 2008
  3. sofia ribeiro 16 de maio de 2008
  4. isadora 17 de julho de 2008
  5. isadora 17 de julho de 2008
  6. isadora maia 17 de julho de 2008
  7. HUMBERTO 22 de julho de 2008
  8. jean 27 de agosto de 2008
  9. leao de Deus 28 de agosto de 2008
    • Alvinocruz 28 de setembro de 2011
    • Nano_alves 31 de dezembro de 2011
  10. bi 9 de dezembro de 2008
  11. didio 22 de fevereiro de 2009
    • Eduarda3 26 de maio de 2012
  12. Anônimo 25 de fevereiro de 2009
  13. Anônimo 3 de março de 2009
  14. Anônimo 10 de março de 2009
  15. Anônimo 12 de março de 2009
  16. Carlos 13 de março de 2009
  17. aew 19 de março de 2009
  18. aew 19 de março de 2009
  19. Lokation 23 de março de 2009
  20. gilberto branco 1 de abril de 2009
  21. IVan 2 de abril de 2009
    • Alpinos125 22 de junho de 2011
  22. Newton Ribeiro Junior 6 de abril de 2009
  23. Anônimo 12 de abril de 2009
  24. Anônimo 14 de abril de 2009
  25. Anônimo 21 de abril de 2009
  26. ronaldo 23 de abril de 2009
  27. paulo junio 28 de abril de 2009
  28. otaiz 1 de maio de 2009
  29. felipe 10 de maio de 2009
  30. JOENILDO 1 de junho de 2009
  31. Erick 2 de junho de 2009
  32. japa 8 de junho de 2009
  33. denis 15 de junho de 2009
  34. jose claudio 6 de julho de 2009
  35. rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr 14 de julho de 2009
  36. aicha souza viana 18 de julho de 2009
  37. Aninha 6 de agosto de 2009
  38. Osmar Coelho da Paz.'. 11 de novembro de 2009
  39. rhiade 22 de dezembro de 2009
  40. rhiade 22 de dezembro de 2009
    • Philipe 23 de dezembro de 2009
    • halisson 17 de outubro de 2010
  41. rhiade 22 de dezembro de 2009
  42. rhiade 22 de dezembro de 2009
  43. rhiade 10 de abril de 2010
  44. rhiade 10 de abril de 2010
  45. camilla 16 de junho de 2010
  46. lorenzo 27 de julho de 2010
  47. mario 11 de agosto de 2010
  48. Daniele 25 de setembro de 2010
  49. Caio eduardo Baldoino 26 de novembro de 2010
    • Philipe 26 de novembro de 2010
  50. Wilson Lopes1 5 de setembro de 2011
  51. Victorc872 7 de setembro de 2011
  52. Alvino cruz 28 de setembro de 2011
  53. Paulocolima21 22 de outubro de 2011
  54. Marcosrocha222 24 de novembro de 2011
  55. Cristiano afonso dos santos 14 de março de 2012
  56. LUCKAMAXIMUS 11 de abril de 2012
  57. LUCKAMAXIMUS 11 de abril de 2012
  58. Eduardo Souza 17 de abril de 2012
    • Philipe3d 17 de abril de 2012
  59. valdir 27 de maio de 2012
  60. alexander batista 20 de junho de 2013
  61. janderson 2 de julho de 2013
  62. André Luis da Silva Vasconcelos 9 de janeiro de 2014
  63. André Luiz 10 de janeiro de 2014


Deixe seu comnetário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *