5 cadeiras que eu sempre desejei

Compartilhe

Todo designer que eu conheço tem uma certa tara por cadeiras. Cadeiras são mais que meros elementos decorativos ou funcionais. São elementos complexos, que muitas vezes trazem consigo uma parte da história da humanidade. É normal ouvirmos a máxima de que a coisa mais difícil do mundo é fazer uma cadeira efetivamente inovadora. Isso porque há bilhões de desenhos de cadeiras já criados. A chance de tentar inovar e fazer algo que já foi feito é muito, muito grande.

Mas vamos deixar de lero-lero e vamos às minhas cadeiras preferidas.

1-Chaise Longue – Le Corbusier

corbusier 5 cadeiras que eu sempre desejei

Eu sempre quis isso, mas nunca tive dinheiro (ou espaço) para poder ter. Pra quem gosta de ler, como eu, a Chaise Longue do Le Corbusier  é o paraíso. Meu sonho de adolescente era construir uma casa de aço e vidro na beira de um lago, para que eu pudesse colocar uma Chaise Longue de frente para a paisagem, de modo a poder ler com a luz do dia. Esta foi a cadeira mais cobiçada entre todas as outras. Foi criada por Le Corbusier, Pierre Janneret e Charlotte Perriand no ano de 1928.

Arrisco dizer que foi uma das coisas que eu mais desejei na adolescência, além de comer a Madonna e comprar um traje espacial. Hoje em dia, existem varias cópias, tornando o design dela mais acessível, mas naquela época só milionários podiam comprar. Hoje dá pra comprar uma por menos de 1500 reais. O problema agora é o espaço.

2-Espreguiçadeira Eames

eamesloungeclassicchair 5 cadeiras que eu sempre desejei

Essa foi amor à primeira vista. Eu descobri esta complexa peça de design num filme antigo e desde que a vi fiquei obcecado pelo estilo dela. Catei de tudo que foi jeito descobrir que cadeira era aquela até que um amigo meu me disse que ela era uma cadeira famosa no universo do design. Eu fui estudar sobre ela e a paixão virou amor. Descobri que esta cadeira foi criada em 1956 por Charles e Ray Eames, como presente de aniversário para o cineasta Billy Wilder. Esta cadeira é tão foda que está em exposição permanente no New York’s Museum of Modern Art. Além de ser luxuosa, esta cadeira transmite uma sensação indescritível de conforto.  Perfeita para ver Tv, ler um livro ou mesmo conversar. Essa ainda está nos meus planos. Sempre foi caríssima. Mas agora que já surgiram réplicas, suponho que o desenho industrial deve ter caído em domínio público. Hoje já tem por 1600 reais (aleluia!).

3- Aeron – Herman Miller

buygreenhermanmilleraer 5 cadeiras que eu sempre desejei

Quando surgiu o computador e com ele essa coisa de trabalhar sentado num posto de trabalho o dia todo, veio a necessidade de uma cadeira ergonômica. Eu não conhecia esta cadeira até ver que o Jô Soares usava uma. Fui pesquisar e descobri que se tratava de uma cadeira excepcional em termos de design e projeto de engenharia. O nome dela, Aeron, da Herman Miller. Descobri que ela ganhou centenas de prêmios em todo o mundo e revolucionou a ergonomia aplicada a mobiliário corporativo. Eu surtei. Queria arrumar grana pra comprar uma de qualquer jeito, nem que fosse pegando dinheiro emprestado (ela custava o mesmo que o meu carro na época). Mas a primeira dama me dissuadiu de cometer um crime contra a ordem financeira aqui de casa e até hoje esta peça de design fabulosa só decora os meus sonhos. O preço fica entre R$ 3000 e R$5000.

4- Protótipo conceitual da nova Aeron

number6 5 cadeiras que eu sempre desejei

Eu descobri esta cadeira curiosa quando estava em busca de um post aqui pro blog. O que eu gostei nela é que ela parece muito mais um transformer do que uma cadeira. Dá a sensação que isso vai virar, sei lá, uma nave estilo R-Type a qualquer momento. A cadeira era um protótipo ultra-ergonômico, um conceito da própria Herman Miller para a nova Aeron, baseada em diversas placas individuais que se ajustavam automaticamente para produzir o máximo de conforto. É o tipo de cadeira que se espera ver no interior de uma nave espacial do futuro, talvez por isso fique tão fã.

5- Cadeiras cockpit para games

Como jogador eu sei que a cadeira pode ter um grande efeito na percepção de imersão que temos. Durante um bom tempo eu andei planejando fabricar uma cadeira dessas pra mim, com force feedback gerado por equipamentos de vibração e movimentação baseada em pistões hidráulicos, como num filme de imersão dos grandes parques de diversões. Acabou que eu nunca fiz, mas tem umas que são realmente impressionantes.Existem hoje diversos modelos desse tipo de cadeira.

mypce 5 cadeiras que eu sempre desejei

fanatecracingcockpitsb 5 cadeiras que eu sempre desejei

Essa aqui chega a parecer um tomógrafo, de tão grande. Acho que foi numa dessas que David Banner virou o Hulk:

capture1b 5 cadeiras que eu sempre desejei

Confira uma cadeira de imersão para games em ação. Literalmente um simulador. Só falta o Airbag:

Artigos relacionados

10 comentários em “5 cadeiras que eu sempre desejei”

  1. Eheheh- eu vi a foto da cadeira que parece o tomógrafo antes do texto e tive o mesmo pensamento; Sempre aparecia uma igual no início daquele seriado da década de 70, com o Bill Bixby…

    • Ele é Bruce Banner no filme, mas se não me engano, na série (onde aparecia a tal cadeira branca) ele se chamava David Banner. A propósito, a série tinha uma das mais lindas musicas de piano já criadas para a Tv: Lonely man theme. Tocava no final quando David Banner ia embora, tentando pegar carona… Veja:
      http://www.youtube.com/watch?v=yUWgE0EVQ9c

  2. Philipe, um assunto que eu adoro! Cadeiras! Tudo bem, que eu me ligo mais no quesito decoração do que na funcionalidade das cadeiras, mas enfim… Eu amo cadeiras! Tenho várias miniaturas. Infelizmente, em tamanho natural, eu só tenho uma Egg com o puff. Ela é linda.
    As minhas preferidas de Arne Jacobsen são a Egg e a Swan. Também amo as criações de Saarinen, Charles Eames, Harry Bertoia etc. Sou apaixonada pela Aeron de Herman Miller. Quero tanto uma, deve ser tão confortável!!
    Não poderia fazer uma lista com apenas cinco itens como você mencionou, a minha lista deve ser de trinta pra cima.

    Adorei o post!!!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.