3d: Testemunha da evolução

Eu estava dando uma lida sobre configurações de maquinas para 3d e me deparei com um post antigo colocado no forum da Evermotion.

3d: Testemunha da evolução

Nele, um cara colocava um arquivo do 3dsmax para download e pedia para que as pessoas dissessem em quanto tempo o arquivo era renderizado nas maquinas delas. O arquivo era este jipe cromado aí. Era ainda o ano de 2003 e os tempos de render do criador deste teste foram 1 hora 21 minutos e 14 segundos.

Esta era a maquina do cara na época:

3dsmax version: 6
processador: intel p4 2.4B
CPU speed: 2.67 GHz
FSB: 146 MHz
memória: 2×512 MB a 370MHz

Eu dei um pulo para a frente nas mensagens e me deparei com uma das últimas, em maio de 2008 onde o cara dizia que o tempo de render dele era 3 minutos e 49 segundos.

Olha a maquina CAVALA do maluco:

3DS Max version: 2009 x64
Processador: 2 x Quad-Core Intel Xeon 5365 series
CPU : 3GHz
FSB: 1333 MHz
placa de video: Quadro FX 3500
memória: 8 GB DDR2

É impressionante a escalada tecnológica que podemos notar ao longo de 2003 para cá. Em muitos casos, para o usuário normal de word e internet isso não significa grande coisa, mas para quem esta no outro ponto, onde cada milissegundo de processamenhto significa dinheiro, é impressionante.

Related Post

12 comentários em “3d: Testemunha da evolução”

  1. Cara :omg:
    q vontade de aprender a mexer no 3D Studio Max

    eu uso o Blender q é bem menos avançado, mas po, dá pra fazer umas coisas legais já :B

    tuto é o q nao falta, nem vontade, mas eu olho pra essa foto aí em cima, e meu estomago até revira O_o

    E VIVA O MUNDO GUMP 😆

  2. Render é o nome da função que o computador executa para transformar uma série de equações matemáticas em um desenho compreensível pela mente humana. Ocorre que quando você desenha em 3d, na verdade você esculpe, porque é um universo tridimensional ali dentro. Então, para fazer a escultura 3d virar uma foto ou um filme, que nada mais é que uma sequencia de fotos, você precisa fazer a função render, onde o programa vai tirar uma espécie de “foto” da sua arte 3d e vai desenhar ela, linha por linha até formar a imagem. Isso pode demorar minutos, horas, dias ou meses, dependendo da complexidade da cena. è por isso que empresas que fazem renderizações para o cinema p5recisam de maquinas bem parrudas, capazes de realizar muito, muuuuitos cálculos.
    Pra você ter uma idéia a renderfarm (que é uma sala lotada de computadores do chão ao teto só para fazer isso) da empresa que fez O senhor dos Anéis é muito mais potente que os computadores da NASA.

  3. [quote comment="54300"]Cara :omg:
    q vontade de aprender a mexer no 3D Studio Max

    eu uso o Blender q é bem menos avançado, mas po, dá pra fazer umas coisas legais já :B

    tuto é o q nao falta, nem vontade, mas eu olho pra essa foto aí em cima, e meu estomago até revira O_o

    E VIVA O MUNDO GUMP :lol:[/quote]

    Cara o Blender é poderoso à beça. Tem nego que DESTROI no Blender.

  4. Caro amigo do Mundo Gump, o seu blog está de parabéns. É dificil encontrar blogs tão interessantes como o seu. Com ele eu aprendo e vejo cada coisa… Olha este trem lotado! Nunca tinha visto coisa igual. Um forte abraço, meu caro. Felicidades e sucesso para você e sua família.

    geografiarodrigoazenha.blogspot.com
    [email protected]

  5. [quote comment="54599"]Fala Philipe

    Aproveitando o tema, me exclarece uma dúvida: Quanto tempo um filme da Pixar leva renderizando?

    Abração[/quote]

    Ananias, basicamente um filme da Pixar leva uns 3 anos do concept ao produto final. Isso porque cada frame é renderizado sucessivamente inumeras vezes até o produto final, pois eles usam uma coisa chamada pass. Tipo, tem um pass de shading, um pass de sombra, um pass de reflexo, um de brilho,um de pêlos e por aí vai…
    Tem uns caras lá que só fazem juntar todos esses passes de render para formar um único frame.
    Além disso, os caras fazem o render em uma resolução cinematográfica chamada 2K. Que é um quadro grande pra chuchu. Quanto maior o quadro, mais consumo de dados para gerar a imagem, logo, mais tempo de render.
    Um filme de uma hora e meia tem em media 162000 frames.
    Se considerarmos que pode levar entre dez minutos a alguns dias POR FRAME, é de se imaginar o pesadelo desta empreitada, mesmo com poderosas renderfarms.
    Se levarmos em conta o fator sorte + simplicidade de execução (como personagens sem muito movimento, sem cabelos nem pêlo), considerando um cluster potente de render, de modo que cada frame em 2K desse 600 segundos para o render, teríamos 97,2 milhões de segundos de processamento algo em torno dos 3 anos.

    É por isso que empresas assim possuem times, pois o filme todo é trabalhado simultaneamente e não em uma seqüência cronológica. Se fosse em seqüencia, ele demoraria MUITO mais.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares