15 bizarrices envolvendo dentes

Compartilhe

Outro dia eu estava vendo um filme antigo e reparei como antigamente as pessoas tinham dentes mais reais. Nada contra os belos dentes fabricados nos consultórios de dentistas, mas neguinho anda perdendo muito a noção. Veja por exemplo essa dentadura nova do Stênio Garcia. Branquíssimos, alinhadíssimos com precisão fake que mais lembra aquelas dentaduras de vampiro que vinha nas surpresinhos de aniversário.

Eu não sei o que deu na cabeça desses protéticos de achar que é legal fazer uma prótese que todo mundo olhe e pense: “Dentadura”.

Stenio 11 15 bizarrices envolvendo dentes
Depois
foto 15 15 bizarrices envolvendo dentes
Antes

Acho que é essa moda de dentes ultrabrancos que parecem feitos de plástico. Não me entendam mal, não é que eu goste de dentes feios, mas não vejo uma pessoa fragmentada, tipo dois olhos, um nariz, uma boca… A beleza é a conjunção de todos estes elementos e quando você é um ator, dentes ultra-alinhados e superbrancos podem até estragar seu personagem. No fundo isso parece fazer um eco com a falta de meio termo que se tornou uma tendência mundial em diversas esferas, da política ao futebol.

%name 15 bizarrices envolvendo dentes
O exagero ultrabranco de Gsuttavo Lima

Um bom exemplo recente dessa carência de noção foi o sorriso brutalmente branco e fake do cantor Gusttavo Lima. Ficou tão fajuto que o cara passou a sorrir de boca fechada, com vergonha.

Em vez dos dentistas fazerem “boca de mentex” para seus clientes, mesmo que eles queiram e tenham dindim, para gastar, acho que seria ético convencê-los a deixar um ou outro dente desalinhado mesmo, não tão branco que pareça uma boca falsa.
Você pega qualquer filme dos anos 80 (dos 70 então nem se fala!) e olha as bocas dos atores. Eles pareciam muito mais “gente de verdade” do que hoje. As pessoas hoje lembram muito bonecos do museu de cera. A pele perfeita, sem manchas ou imperfeições, os cabelos todos bons, a boca imaculadamente branca, até em idosos, sem falar no Botox… Gente, francamente.

Mas é claro que tem situações que um bom dentista faz um milagre e restitui uma importante perda estética para a pessoa. Por exemplo, o Tom Cruise. Tinha como ser galã com aquele piano de antigamente? Fala sério. Engraçado que todo mundo que conversa com ele quer saber da Cientologia. Eu perguntaria é quem é o santo dentista que consertou aquela desgraça.

dentes tomcruise 15 bizarrices envolvendo dentes

Mas já que o assunto deste post é dente, vamos falar um pouco de bizarrices ligadas a este assunto, afinal, de dente de celebridade já tem muito post por aí.

1- Boquinha mimosa

942047 10151586591727025 104002028 n 15 bizarrices envolvendo dentes

Certo dia do ano passado, me mandaram esta foto me perguntando se eu achava que ela era verdadeira. Eu confesso que de cara, pensei que não fosse, afinal, tem mesmo cara de manipulação digital. Depois, pesquisando um pouco mais, percebi que pode não ser fake. A doença se chama Hiperdontia e basicamente é um problema em que nascem muito mais dentes nela que o normal.

tumblr mjmb80ouGj1r9nf9oo1 500 15 bizarrices envolvendo dentes

Em alguns casos, pessoas com hiperdontia tem a vida social ALTAMENTE comprometida. Olhando o senhor abaixo dá pra entender o porque:

2- Dentes fora da boca

2 2 15 bizarrices envolvendo dentes
Este senhor chinês tem os dentes fora da boca. Ninguém sabe exatamente qual é a doença que levou a isso, mas uma das lendas que corre sobre o caso dele é que ele teria contraído algum tipo de doença rara na infância quando um lobo lambeu a boca dele. Uma das hipóteses é que ele tenha adquirido uma doença chamada NOMA.

4 15 bizarrices envolvendo dentes

1 2 15 bizarrices envolvendo dentes

 

A noma, também conhecida como estomatite gangrenosa ou oris cancrum, trata-se de um processo gangrenoso intenso dos tecidos moles da face. Atinge em especial crianças entre os 2 aos 6 anos de idade, que se encontram debilitadas e mal nutridas, principalmente em países subdesenvolvidos, como países do continente africano e da América do Sul.

3- Quase um tubarão

02dc972c12ed12bcb0aa63544b1943c6 15 bizarrices envolvendo dentes

Ao que parece, o tubarão vai criando linhas de dentes que vão empurrando os dentes da frente até que estes caem. Talvez por isso este sujeito tenha uma certa similaridade com o tubarão. Ele também parece ser um caso de hiperdontia. Neste caso ele saiu com duas fileiras de dentes.

4-Quando falta o atacante, o pivô o meio campo e até o goleiro

Se o excesso de dentes é uma coisa ruim de ver, imagina falta deles. Pior ainda é quando o cara tinha dentes normais, mas resolveu experimentar Metanfetamina (Say my name!) e isso gera o que os dentistas conhecem como “boca de metaanfetamina”. Ó que lindo:

a971cb609c4061606f297b4f9c02167f 15 bizarrices envolvendo dentes

A boca de metaanfetamina lembra a boca de um zumbi.

meth mouth 6pics 15 bizarrices envolvendo dentes
Faz sucesso na micareta

Isso porque os ácidos do composto derretem o tecido dos dentes, e existem casos de usuários antigos que derreteram TODOS os dentes. Serião ó:

figure 3 lg 15 bizarrices envolvendo dentes

5- Moretta
Já ouviu falar de Moretta? Nem eu até começar este post.
A Moretta era uma espécie de máscara usada na antiguidade. Olha que coisa de pesadelo, mermão:
817344bfd2b4e67084655cf58a715a05 15 bizarrices envolvendo dentes
A Moretta também era conhecida como “serva muda”, a máscara Moretta era uma máscara medieval oval de veludo preto com aberturas apenas para os olhos, mas sem boca. Ela era usada em conjunto com um chapéu de abas largas e / ou um véu. A característica da “serva muda” advém do fato de que a mulher que usava esta máscara para o rosto, a mantinha na face porque a mascara tinha um botão interno na altura da boca, com o qual as mulheres ficavam mordendo para prendê-la. A máscara foi muitas vezes usada por mulheres de classe alta que visitavam conventos. Creio que em sinal de respeito, ou realmente como um jeito funcional de fecharem as matracas.

6- O que é isso? 

Você saberia dizer o que é esta coisa como um pináculo abaixo?

13ba5b38eae5787fb8e1e82c617c7181 15 bizarrices envolvendo dentes

Se você apostou suas fichas em “cerda de escova de dentes usada” acertou. Vista ao microscópio, uma cerda plastica de escova de dentes é assim. Repare  nessa linda coleção de bactérias se espalhando nela… Hummm delícia!

7- O demônio do inferno, também conhecido como verme do dente

b25f0f08508d4724aa9bcd0602ff789c 15 bizarrices envolvendo dentes

“O Worm Tooth, ou Demônio do Inferno”. Esta escultura provém do sul da França, e foi feita no Século 18.

O dente foi entalhado em marfim na forma de um molar com 10,5 cm de altura, que pode ser separado em duas metades de igual tamanho. Abre-se em duas cenas que descrevem os tormentos infernais de dor de dente como uma batalha com o “verme dente”. A lenda do “verme dente”, como a causa da dor de dente originado na Mesopotâmia por volta de 1800 aC.

8- Cabeça de aço
69caa8999b586d90fe2f3b2c75f5fa0c 15 bizarrices envolvendo dentes

1122f2026f544ce340fee9af71dcc73d 15 bizarrices envolvendo dentes
Esta curiosa cabeça de aço era usada para treinamento dos jovens dentistas no século XIX e início do século XX. Pouca gente sabe, mas a anestesia só existe porque um dentista, chamado Thomas Green Morton a desenvolveu para evitar o sofrimento de seus pacientes. O consultório do passado era quase um misto de sala de torturas com filme de terror.
68de5ce9c83081fb95f9788eb5e77b40 15 bizarrices envolvendo dentes
Nesse tempo, uma parte significativa do trabalho do dentista era encontrar o dentre ferrado e extraí-lo. Era comum que as pessoas mais abastsdas arrancassem logo de uma vez todos os dentes e os trocassem por uma bela dentadura:

9- A dentadura de George Washington
philadelphia dentadura de washington 15 bizarrices envolvendo dentes

George Washington sofreu com má saúde bucal ao longo de toda sua vida adulta. A partir de seus vinte anos, ele experimentou dor de dente regulares, decadência e perda do dente. Estes problemas foram provavelmente devido a fatores comuns durante a época de Washington, incluindo uma dieta mal equilibrada e doença, bem como a genética. Como resultado, ele passou sua vida na dor freqüente e empregou uma variedade de produtos de limpeza de dentes, medicamentos dentários e também dentaduras.
Ao contrário do que diz uma lenda, nenhum dos dentes falsos de Washington eram feitas de madeira. Antes do serviço de Washington na Guerra Revolucionária, Dr. John Baker, o primeiro dentista moldar dentes falsos para Washington, fabricou uma prótese parcial com marfim que estava ligada a restantes dentes reais de Washington. Na década de 1780, Washington empregou os serviços de Jean-Pierre Le Mayeur, um dentista francês vivendo nos Estados Unidos, mas não está claro exatamente quais os serviços odontológicos Le Mayeur realizou.

Le Mayeur provavelmente fez um conjunto parcial de dentes falsos para Washington; o francês também anunciava que ele era experimentado em “transplante” (colocar dentes naturais em vez de falsos), mas não há provas definitivas que ele tenha tentado tais operações em Washington.
Quando Washington se tornou presidente em 1789, apenas um último dente real mantinha-se em sua boca. Dr. John Greenwood, um dentista de Nova York, ex-soldado da Revolução, e um verdadeiro pioneiro na odontologia estética criou uma prótese bem avançada tecnologicamente para Washington, com dentes esculpidos em marfim de hipopótamo e empregando molas de arame ouro, além de parafusos de latão para segurar os dentes. Greenwood ainda deixou um buraco nas dentaduras para acomodar o último dente de Washington, porque ele acreditava que um dentista “nunca deve extrair um dente quando há uma possibilidade de salvá-lo.”

DentureTop 15 bizarrices envolvendo dentes

Apesar da sofisticação, todas as dentaduras de Washington causaram-lhe dor e produziram sua desfiguração facial, descrito por George Washington Parke Custis como “uma acentuada mudança na aparência, mais especialmente na projeção do lábio debaixo.” Esta mudança física pode ser visto nos retratos conhecidos pintado por Gilbert Stuart em 1796.

Não surpreendentemente, Washington teve trabalho com sua dentadura de marfim e engenhocas de metal, porque eram difíceis de usar ao comer ou falar. As próteses de marfim também tendem a manchar facilmente, exigindo extensa manutenção, como a limpeza com cera e “algum giz”…

10- Chapéu de dentista

3e5445c4f5ad7138e23ae67245831c5f 15 bizarrices envolvendo dentes

Na era vitoriana, era normal que o dentista usasse chapéus como este, cheio de dentinhos podres amarrados. Era um jeito de fazer a “propaganda”;

11- Boca tecnológica

2a6575f6a85b84740c6be306bfebbaa9 15 bizarrices envolvendo dentes

 

Esta coisa na boca deste cara não é um aparelho ortodôntico. O sistema foi concebido pelo Institute of Technology da Georgia. Essa coisa permite que as pessoas com alto nível de lesões na medula espinhal possam operar um computador e cadeira de rodas elétrica, movendo somente a língua. “A movimentação pela língua”, como o sistema em protótipo é chamado, permite que o usuário use um aparelho totalmente dentro da boca com sensores embutidos para controlar os aparelhos externos. Os sensores rastreiam a localização de um minúsculo ímã preso na língua do usuário.

12- Que tal ter dentes dos mortos na sua boca?

4265ed561393eb5d35d0c0e28268720a 15 bizarrices envolvendo dentes
Acredite se puder, isso era bastante comum na época vitoriana. Os dentes humanos estavam em grande demanda por próteses durante todo o período vitoriano. Dentes extraídos de voluntários não podiam atender a demanda de tão grande que ela era. Então alguém teve a ideia de saquear túmulos! Uma fonte de dentes surgiu. Era a guerra: Os dentes chegaram em profusão vindos dos campos de batalha europeus. Esses dentes eram conhecidos como ‘dentes Waterloo’ e tiveram este apelido na maior parte dos anos 1800. Isso refletia a oferta abundante de dentes dos defuntos que tombaram na famosa batalha. Esta prótese acima tem dentes humanos fixos nela. Ela foi feita para o maxilar inferior e é esculpida em marfim de hipopótamo.

12- Os dentes de um viking
6377811d24cbc99856076b4f90e689b2 15 bizarrices envolvendo dentes

Os guerreiros Viking homens eram fortemente tatuados, mas a sua declaração de moda mais marcante e temível estava em suas bocas. Além de limar os dentes, eles cortavam essas linhas horizontais no esmalte em seus dentes da frente e depois pintavam com resina vermelha. Gareth diz: “Era muito desconfortável e isso está deliberadamente dizendo: “Se eu estou preparado para fazer isso comigo mesmo, imagina só o que eu vou fazer com você?'”.

13- O baldinho quase cheio
4d42accae1a369088c85bc4c1e6ae20e 15 bizarrices envolvendo dentes
Isso aqui é um balde que vai enchendo de dentes arrancados de pessoas viciadas em metaanfetamina em um centro de recuperação. Os viciados passam as noites frias nestes centros, onde encontram alguns serviços e comida, mas logo que raia o dia eles voltam para as ruas em busca de mais droga. Agora pare um minuto e mentalize o delicioso buquê de merda que deve exalar deste baldinho.

14- Limar os dentes – último grito da moda

33526fee7c0bd393762cced5aa816e2d 15 bizarrices envolvendo dentes

Limar os dentes é uma atividade absurdamente dolorida para a “vítima”. Isso é comum em tribos da Ásia, onde as mulheres praticam o ritual como parte do amadurecimento sexual. Os dentes limados são considerados lindos e desejáveis em muitas partes do mundo. As mulheres de Bagobo de Mindanao, uma ilha no extremo leste das Filipinas passam muitas horas por dia limando e cortando os dentes usando equipamentos rudimentares, como limas de ferro, pedras e até madeira.
Já em outros países do oriente, são os homens que limam os dentes. Neste caso, num dentista de rua da Ìndia:
street dentist 01 15 bizarrices envolvendo dentes

15-Dentistas de rua

Falando neles, os dentistas de rua da Índia são muito populares para aqueles mais desesperados pela dor de dente ou para os que não podem pagar por profissionais mais caros. Esqueça a higiene.
street dentist 06 15 bizarrices envolvendo dentes

street dentist 05 15 bizarrices envolvendo dentes

street dentist 02 15 bizarrices envolvendo dentes

street dentist 03 15 bizarrices envolvendo dentes
Os dentistas de rua também são populares em cidades mais pobres da China.

street dentist 09 15 bizarrices envolvendo dentes

street dentist 08 15 bizarrices envolvendo dentes

 

Bonus: Esses são os dentes de um foca comedora de caranguejos. Note que eles são todos rasgados, provavelmente para facilitar a drenagem da água da boca do animal.

7d2c3e0ca2dd87cda672c029c25e47cc 15 bizarrices envolvendo dentes

 

Artigos relacionados

9 comentários em “15 bizarrices envolvendo dentes”

  1. A foto da boquinha mimosa dá pra ver de longe que é montagem. Os dentes marcados como 1, 2 e 3 são exatamente a mesma foto rotacionada. A iluminação do céu da boca tá toda distoante do resto, tão clara quanto as gengivas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.