12 anos do caso Varginha

Hoje, (dia 20 de janeiro) completam 12 anos que ocorreu o que é considerado o mais simbólico caso ufológico nacional em termos de acobertamento e esculhambação. O caso do Et de varginha.

Basta usar essas três palavras para fazer seu interlocutor rir. “Et de varginha”.

Claro, é engraçado mesmo, imaginar que um Et saia lá dos confins de onde mora para virar celebridade imediata no Brasil. Mas aquele era um tempo em que não havia o Big Brother Brasil e pra virar celebridade instantânea, só sendo um et mesmo.

Depois de ilustrar por vários anos a Revista Ufo como consultor de arte, eu tive contato com dezenas de ufólogos do Brasil inteiro e pude ler e ver muito material interessante. Uma das pessoas que mais me impressionou no mundo dos ufólogos é o cara que pesquisou o caso Varginha. Ubirajara Franco Rodrigues.

Eu estive na casa dele por intermédio do secretário de turismo da cidade e nos demos super bem. Eu me lembro de ter notado o modo sério e sistemático como como Ubirajara tratava das pesquisas ufológicas em sua região e arredores.

Muita gente acha até hoje que há 12 anos atrás o que aconteceu foi apenas uma série de coincidências iniciada com um procedimento incomum de comboio e trinemento militares da ESA que gerou uma lenda urbana. Esta lenda teria ganhado proporções cataclísmicas quando a Tv (num período clássico de falta de assunto) catapultou o que seria inicialmente “uma visão de um demônio” testemunada por três meninas para a figura mais famosa da ufologia tupiniquim:

O Fabuloso Et de Varginha
12 anos do caso Varginha

Esta foi minha primeira ilustração do Et de varginha. Foi feita um ano após o caso.
A primeira de mais de uma dezena de representações do alien em diferentes mídias.

Com o passar do tempo, a coisa esfriou e só ficou na memória o nome engraçado do Et e da esculhambação que o pessoal do Casseta e Planeta fizeram com a criatura, que reconhecidamente, era um prato feito para qualquer humorista.

Algum tempo depois, Ubirajara concluiu uma parte de seu processo lento de investigação e levantamento dos dados, confrontando depoimentos da PM, da direção da Escola de Sargentos, dos médicos e enfermeiros e de soldados do Corpo de Bombeiros e dezenas de testemunhas. Aproveitando-se do fato de que o ET havia saído dos holofotes e a coisa parecia ter esfriado, Ubirajara obteve interessantes revelações e compilou isso num livro. Ubirajara intitulou sua obra de “O caso Varginha” .

Os resultados eram ainda mais sensacionais do que os divulgados com estardalhaço na imprensa em 1996. Não era só um Et. Eram pelo menos três, embora uma testemunha tenha visto que ficou parado olhado pra ela numa moita no jardim Zoologico da cidade. No dia seguinte, animais apareceram mortos em circunstâncias inexplicáveis.

Dados como o avistamento de um ufo que foi descrito como um “submarino voador que estava soltando uma fumaça” e voando relativamente baixo por um pasto de uma fazenda nas proximidades da cidade na madrugada do dia anterior ao primeiro encontro apontou para a origem e a ligação da criatura bizarra com o universo ufológico. E as revelações e descobertas continuaram.

VErdade ou não, o fato é que os militares da ESA, nem a PM nem os bombeiros conseguem chegar a uma definição dos fatos que ocorreram em 20 de janeiro de 1996. A conclusão é óbvia. Alguém nessa história está mentindo.

Ao longo desses 12 anos, muitos militares deram baixa e começaram a dar com a língua nos dentes. Embora quase sempre peçam sigilo para revelar dados que sabem por medo de represálias, esses caras tem contribuído bastante com o avanço das pesquisas, que ainda estão em curso, mesmo após 12 anos.

Tem muita coisa ainda por vir.

Leia mais sobre o caso Varginha (atualizado) no site do INFA

Related Post

24 comentários em “12 anos do caso Varginha”

  1. Era só um mulatinho fazendo coco atraz do muro fumando maconha e com aqueles oculos de motoaviãonatação na testa…

    ele inventou a historia de alien quando viram que tinham pego ele.. mais nao indentificaram quem era.. pra nao ficar com fama de cação ele inventou toda a conpiração!

  2. Ei, Phelipe! Dá só uma olhada nesta resenha que fizeram pros quadrinhos que eu posto no meu blog! 😀

    http://projetocontinuum.blogspot.com/2008/01/s-vezes-voc-esquece-o-que-eu-finjo.html

    Achei muito legal! Re re re!

  3. E falando em caso Varginha, eu tava vendo outro dia um documentário (tirado daquele site sobre OVNIs que você postou uma vez) sobre isso, com relatos do pessoal que viu a nave e um bocado de gente.

  4. ¬¬” por favor, pára de postar essas materias sobre naves espaciais e seres alienigenas…. Que tal algo mais util como o avanço das pesquisas sobre a gripe aviaria ou diferentes explicações para os “raios bola”?

  5. [quote comment=""]¬¬” por favor, pára de postar essas materias sobre naves espaciais e seres alienigenas…. Que tal algo mais util como o avanço das pesquisas sobre a gripe aviaria ou diferentes explicações para os “raios bola”?[/quote]

    Ueh… qual o problema de postar essas matérias???

  6. Eu tenho medo de ET!!! Tem um bem aqui na minha frente que se parece muito com essa figura aí que você desenhou. Todos conhecem ele pelo nome de MEU CHEFE!!! UI!!! Não repara não mais hoje eu estou com uma dose de humor!!!
    Abraços Erika

  7. [quote post="1593"]por favor, pára de postar essas materias sobre naves espaciais e seres alienigenas…. Que tal algo mais util como o avanço das pesquisas sobre a gripe aviaria ou diferentes explicações para os “raios bola”?[/quote]
    Hummm. Não tô afim não. Procura esses assuntos no google.

  8. [quote comment=""][quote post="1593"]por favor, pára de postar essas materias sobre naves espaciais e seres alienigenas…. Que tal algo mais util como o avanço das pesquisas sobre a gripe aviaria ou diferentes explicações para os “raios bola”?[/quote]
    Hummm. Não tô afim não. Procura esses assuntos no google.[/quote]

    HUHAUHAUAHUAHAU…. boa Philipe

  9. Pois é Philipe, você resgatou o esquecido E.T de Varginha. As pessoas esqueceram essa grande celebridade que completou 12 anos.

    Só por curiosidade você conhece o livro do Zecharia Sitchin, como “O Décimo segundo planeta”? Na minha opinião é um assunto bem “gump” para você postar. Afinal o cara não escreveu os livros deles baseados em filmes do Steven Spilber. (se ja conhece ou ja postou, peço desculpas)
    Cara, admiro sua curiosidade sobre os “seres de outros planetas”, a alguns posts atráz você colocou o video que achou sobre umas filmagens de Ovnis, achei muito 10.
    Cara, nem esquenta com o que os outros dizem (ou se chamam você de louco, como é o meu caso). Afinal esse é um assunto legal, e merece enfase.

  10. Não para de postar não, o teu blog é muito bom, mas bom mesmo, tu escreve muito bem, tem umas histórias muito boas, tirando a vez que falou mal do campeonato gaúcho (hahahahahaha), é perfeito, eu entro aqui todos os dias e todas as notícias, matérias e textos que estão aqui, eu só encontro nesse no blog, então não para nada e vai só melhorando.

  11. Podem chamar de louco a vontade! PORQUÊ LOUCO, MEU AMIGO, É APENAS UM SUJEITO CERTO NUMA SOCIEDADE ERRADA.
    Esse caso do ET de Varginha fica mais estranho ainda porque morreu um PM que tocou na criatura – de um tipo de infecção super agressiva, e foi inclusive enterrado num caixão lacrado, não deixaram nem a família ver! Eu vi a irmã dele contando o caso na TV, aparentemente really.
    Agora, o que está me deixando esperto é aquela estória da MONA LISA EBE, que o tal astronauta diz ter encontrado na viagem secreta da Apolo 20. Será QUE NA INTERNET INTEIRA NÃO TEM UMA FOTO dessa puta dessa Mona Lisa EBE?
    O mais estranho é que todos esses ETs tem características humanas – braços, pernas, olhos, ossos que seguem o nosso próprio modelo biológico. Estranho, não acha?
    E todos eles – o ET de Varginha, a MOna Lisa EBE – andam nus, como se respirassem pela pele.

  12. A História da Mona lisa eu nunca ouvi falar, mais eu lembro da entrevista da irmã do militar. Falaram que foi uma cirurgia que ele foi fazer e não foi muito bem sucedida, ou algo do tipo né?

  13. Tudo blz Philipe?
    Eu estava lendo as matérias sobre Ufos e acho que talvez possa te interessar um material que encontrei.Eu estudo filosofia medieval, me deparei com um texto que é considerado um dos primeiros registros ufológicos da idade média.O texto é de Agobardo de Lyon (Agobardus Lugdunensis), e chama-se ITEM LIBER CONTRA INSULSAM VULGI OPINIONEM DE GRANDINE ET TONITRUIS, significa algo como “O livro contra a opinião dos idiotas sobre os trovões e as
    tempestades” (em uma tradução mui livre).O nome Magonia vem deste texto, era uma suposta cidade nas nuvens de onde vinham os tempestarios (tempestarii),acusados de robubar as colheitas e conspirar contra Carlos Magno. O texto pode ser encontrado na patrologia latina, mas é difcil conseguir acesso gratuito a esta enorme coleção de textos medievais.Além disto, retrata a captura de seres humanos que seriam mantidos cativos nesta cidade das nuvens.Depois que acabar o meu sufoco academico até sou parceiro para traduzi-lo, pelo menos as partes mais interessantes, pois acho que não existem traduções do latim.A posição do autor é cética, obviamente.Contudo, existiam leis na época que condenavam até a morte a divulgação destes avistamentos e “crendices”, inclusive o próprio Carlos magno teria avistado objetos voadores ( mas sobre isto não tenho referencia documental).Se tu quiser te mando uma cópia do texto.Outra coisa é que o http://panclasta.blogspot.com/ ta voltando a ativa, e se tu for afim de colocar o link ai de novo, valeu mesmo.
    abraço e parabéns pelo site.

  14. eu acho que esse caso do ete de varginha e uma grande farsa, primeiro> nao encontrou o et segundo> as meninas que virao o ete sao muito mentirosas da pra ver cara delas, terzeiro, fizerao isso pra varginha cresce lucra, com os bestas dos turistas que acredita nisso,

  15. Kobari, indico pra você o livro mencionado neste post sobre as investigações deste caso. Elas são bem detalhadas e dão um panorama mais completo do que a percepção superficial de que foi um caso explorado para fazer dinheiro. Isso aí claro que foi, mas a posteriori. Existem dezenas de testemunhas e eu mesmo conheci uma pessoa cuja tia trabalha no subsolo da Unicamp estudando a doença de Chagas. Essa pessoa quase perdeu a própria defesa de doutorado porque naquela semana quando chegou para trabalhar todo o subsolo estava interditado pela polícia federal e a tese dela estava lá na sala.
    Além disso envolve uma morte em circunstâncias misteriosas da única pessoa que tocou -dados confirmados por familiares e por colegas de trabalho numa das criaturas.
    Sem falar nas contradições e bate-boca entre o corpo de bombeiro, a polícia militar e a ESA. Cada um fala uma coisa.

  16. Tô postando meio atrasado, mas me lembro perfeitamente que em 2003 eu acessei uma página da Polícia Federal na qual constava um relatório descrevendo os acontecimentos de Varginha. Ali, dizia-se com todas as letras que “seres alienígenas” haviam sido capturados e enviados para Campinas – SP, aos cuidados do Dr. Badan Palhares.
    Pena que a besta aqui não copiou o conteúdo da página, de forma que a mesma foi retirada e nunca mais se ouviu falar desse relatório.

  17. Olha eu me chamo yasmin e uma vez…quando fui em Varginha no EPTV na escola eu e meus colegas vimos um discovoador na volta…é serio não estou mentindo…apareceu uma enorme estrela…eu pensei que era um planeta mas quando vi andando e caindo de repente com um rastro vermelho e esverdiado assustei…depois subiu…tipo um zizague…estranho né…
    ah e existe sim….

  18. nossaaa to com medo aki em kasa do com arrepios :omg: O_o :ohhyeahh: essas historias de et me da medo meu pai sempre me fala sobre et agora olhei na net… axo que vo durmi com minha mae :/

    • Pelo que eu sei, não existem fotos das criaturas obtidas por pessoas não ligadas ao caso, mas um amigo meu que circulava no universo dos ufologos na mesma época que eu frequentei me contou que houve um contato com alguns ufólogos alguns anos depois do ocorrido, quando um parente de uma importante testemunha ocular da criatura assistiu a um video obtido em VHS que mostra o mesmo em detalhes, numa sala que segundo afirmou, seria uma sala subterrânea na Unicamp. Os ufólogos tentaram obter a cópia do vídeo, mas parece que após este contato a pessoa desapareceu, e com ela a prova que seria a mais espetacular da história da ufologia. O caso continua a ser investigado até hoje. O que eu sei com certeza é que os dados divulgados são bem defasados em relação ao estagio atual da pesquisa, porque grande parte das melhores testemunhas são militares que estão na ativa e caso abram o verbo sofrerão sanções penais. Quando esta galera der baixa, o caso vai reaquecer.

  19. Oi Philipe, meu nome e Beatriz e tenho 11 anos. Me interesso muito por esse assunto, mesmo de noite me cagando de medo so de pensar. e.e””’ Mais gostaria de te fazer uma pergunta: Tem algum livro especial sobre fantasmas ou Ufologia q vc recomenda????? E q eu gosto dessas coisas bizzaras. EU AINDA VOU PRA VARGINHA O/!!!!!!!!
    Ah, e quem fala q somos loucos, fale, no fim teremos a razão!!!
    Quase me esqueço: MUNDO GUMP RULEIA!!!! O/ (Ataque de doidera)
    Bjos e continue com esses trabalhos mto bons.

    • Oi Biih, tudo bom? Fico feliz que goste do meu blog.
      Tem varios livros interessantes que você certamente iria gostar. Eu tenho um livro que ganhei do meu pai quando tinha sua idade, e nele tem uns casos de fantasmas bem legais, mas você só vai achar ele (com sorte) num sebo. Chama-se “O grande livro do maravilhoso e do fantástico”.
      Sobre ufologia, tem um livro que dá um bom cagaço, que se chama “Intruders”. è da Ed. Record. O Intruders conta em detalhes as pesquisas de Budd Hopkins sobre familias que vem sendo abduzidas sistematicamente, geração após geração (este tipo de pesquisa serviu de base para a série Taken) O cara transcreve as informações que recebeu dos abduzidos enquanto hipnotizados. Algumas abduções são marcadas por extrema violência. Este livro realmente te atrapalha a dormir, hehehe.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares