10 objetos que podem te transformar num James Bond

Lembro que sempre que eu via aqueles filmes do James Bond em fitas que eu alugava na locadora perto da minha casa, eu ficava com “bondmania”. Começava a olhar as coisas do dia-a-dia imaginando como meu relógio viraria um transmissor, ou o botão do carro do meu pai liberaria granadas. Eu podia ouvir aquela empolgante trilha sonora que começa com o irretocável baixo quando puxava uma alavanca do suporte de toalhas do banheiro. Na minha imaginação, a alavanca destravava uma porta secreta onde estaria oculto meu arsenal de armas, todas descaracterizadas, como anéis laser, canetas eletrificantes, terno à prova de balas, e etc.

Sem dúvida que uma das grandes curtições dos filmes do James Bond são esses artefatos tecnológicos, criados pelo engenheiro Q.

Aliás, falando no “Q”, o gênio inventor da agência de espionagem, era vivido por Desmond Llewelyn. Lewellyn foi o ator que mais participou dos filmes de James Bond: esteve em todos, à exceção do pioneiro “Dr. No” e de “Live and Let Die” (no qual só é mencionado, e então de certa forma está, mas não aparece).

007 e Q
007 e Q

Entre esses brinquedinhos tornaram-se famosos a Lotus Esprit, o carro esporte-submarino-lançador-de-mísseis de “The Spy Who Loved Me”; o Aston Martin DB5 com chapa blindada à prova de balas que protegia o vidro traseiro de “Goldfinger”; Little Nellie, o mini-helicóptero desmontável de “You Only Live Twice”.

Hoje em dia a tecnologia deu seu triplo mortal carpado e nós temos toda sorte de miniaturização que fariam “Q” dos anos 60 ter uma síncope ou um orgasmo. Talvez ambos!

Micro câmeras, escutas tão microscópicas que lembram mais implantes extraterrestres, relógios do Dick Tracy. A pilha de novidades disponíveis a qualquer um que tenha dinheiro na carteira é gigantesca, e isso, obviamente, é só a ponta de um mastodôntico iceberg. Muitos James Bond de hoje trabalham de cuecas e pantufas, com uma caneca de café quente ao lado, xeretando à vida alheia na internet. Invadindo computadores e investigando. Há prédios inteiros lotados de agentes de inteligência nos EUA e na China dedicados a investigar o país oposto num esquema 24/7.
Os agentes de campo infiltrados ainda existem, obviamente, e são esses os que mais lembram o famoso espião 007, muito embora não tenham aquela vida romantizada por Ian Fleming em seus livros que mais tarde iriam parar nos cinemas, levando consigo grandes atores ao estrelato, como o até então estivador e marinheiro Sean Connery.

Se você curte, como eu esses aparatos tecnológicos espiões. Dê uma olhada nesses dez produtos que achei numa rápida busca pela internet ontem à noite antes de dormir:

1- Micro-escuta espiã

Essa, como dizem “é de cair o cu da bunda”. Olha o tamaninho desse troço! Isso aí é enfiado lá dentro do seu tímpano. (Só não me pergunte como tira, porque eu não sei*)
spy1

A micro escuta espiã opera literalmente DENTRO DA SUA CABEÇA.
538f8ec57360464f135e165c-4-large

Ela tem uma antena, que fica no seu pescoço, disfarçada de cordão, e desce para um transmissor, que por sua vez se conecta a um celular que (suponho) recebe o sinal de FM.
538f8ec57360464f135e165c-5-large

Não precisa ser muito esperto para imaginar que os 171 estão usando essa porra aí para fraudar toda sorte de concurso publico hoje em dia, até porque isso é ridiculamente barato, custando todo o conjunto, a bagatela de 55 REAIS.

Nada mal para uma coisa tão sofisticada que nem usa energia acoplada ao “implante”. Ele recebe a energia para funcionar via indução pelo “colar”.
* Na verdade, eu sei como tira sim do ouvido. Esse trocinho tem um ímã poderoso. Assim, basta enfiar um arame metálico no seu ouvido que ele vai grudar e sair.

2- Relógio Espião

spywatch2

Depois dessa micro escuta, fica difícil de achar algo tão sensacional. Mas que tal esses relógios espiões? Dentro da linha de relógios espiões, existem várias coisas possíveis. O mais básico é o relógio câmera, que hoje em dia já filma em HD! Olhando pra ele, você nem diz que isso é uma câmera de video, né? E o que é legal é que existem MUUUUITOS modelos de relógios espiões no mercado. A maioria tem preços entre vinte reais e cem reais. É útil para gravar aquele guardinha ou político canalha te pedindo propina e depois vender para o Jornal Nacional. Basta chegar em casa e plugar o cabo que o liga a seu computador. Eles também funcionam como câmera fotográfica.

spywatch1

Alguns modelos de relógio espião tem 4 Gb de memória, outros chegam a ter 64. Essa capacidade se reflete no preço. Sua grande sacada é poder regular a captura em um frame rate que vai de 30 quadros por segundo, como numa novela a 1 quadro por segundo, como nas câmeras de segurança mais vagabundas existentes.
spywatch3

spywatch4

spywatch5

spywatch6

spywatch7

Ele também grava o áudio, embora seu microfone embutido insira um inevitável Tic-Tac na gravação (sério mesmo). Parece que o chinês que inventou essa merda não foi esperto o suficiente para fazer o relógio analógico parar quando o modo de filmagem se iniciar. Isso não ocorre nesse digital, mas ele chama tanta atenção, que não sei se realmente funciona como espião.

Pensando bem, foi um puta avanço em relação a este relógio espião dos tempos da Guerra Fria, que usava FILME. Imagina a trabalheira que devia ser operar essa merda. Mas mesmo assim, os caras da KGB usaram bastante. Hoje ele é peça famosa do museu da espionagem.

spy-watch

 

Há também a opção de relógio-arma. Veja esse de algibeira com um tipo de revólver oculto.
montre-cal-3mm-08

Certamente também existem relógios contendo compartimentos para envenenadores profissionais, embora (por razões óbvias) não achei isso na net.

Outro relógio que faria sucesso num episódio de 007 é este relógio-lança-chamas. Ok, eu admito, é só um isqueiro, mas nas mãos de um roteirista habilidoso, James bond poderia incendiar um spray de laquê da mulher que na cena seguinte ele vai comer, e com isso colocar fogo num ninja com este treco!

 

isqueirowatche

544dfd22cb1b82101a7bd422-5-large

Há outras versões de relógio que gera fogo. Esse aqui facilmente poderia aparecer num dos filmes do espião de Sua Majestade.

007watch

 

Do mesmo jeito que certamente existem relógios de envenenadores, deve haver também aqueles com detonadores e carga de C4 capaz de mandar um carro pelos ares. Faz bastante sentido ter uma bomba relógio num… Relógio.  Mas isso é o tipo de coisa que a gente não vai achar vendendo no ebay. E se achar, não compre porque deve ser honeypot da CIA!

Outro relógio a la James Bond é este que vem com uma lâmina super afiada.

rolex-spy-watch

E que tal este que vem com uma corda de piano perfeita para enforcar seu inimigo?

0 (9)

3-Gravata espiã

Esta simples gravata parece uma gravata normal, mas obviamente ela vem com uma bela câmera embutida, capaz de gravar horas de video e também audio.

gravataespia

Com 4 giga de memória, ela grava em 30 fps com qualidade HD. O acionamento se dá pelo discreto chaveiro que imita a tranca de um carro moderno. A recarga da bateria é via USB do computador.

Tal qual a gravata, há também o tênis, que pode gravar ou somente transmitir uma filmagem, para ser gravada ou vista remotamente.

18mm2carbw28qjpg

4- Boné espião

Do mesmo modo da gravata, há um boné espião, capaz de filmar do alto. O funcionamento, acionamento e tudo mais é similar a gravata. A câmera esta disfarçada de ilhós na frente do boné.

boneespiao

 

Ainda nessa linha, é possível complementar o disfarce com uma singela latinha de refri. Só que essa é uma latinha “malandrada” que pode ser enchida normalmente com refri, e que colocada displicentemente sobre uma mesa registrará tudo:

spycokecan-thumb-550x550-27623

5- Caneta Espiã

 

Nos tempos da Guerra Fria, os espiões usavam também canetas espiãs. Essa abaixo é nada menos que um REVÓLVER!

spy-pen

Menos letal é a caneta espiã que grava e filma:

 

caneta-espia

A caneta espiã é uma caneta normal, mas tal qual os demais itens aqui, ela filma e grava, além de fazer fotos. O lance dessa caneta é que deve estar no bolso da frente do peletó para registrar as coisas. A caneta espiã é um dos itens de espionagens mais antigos, mas também um dos mais difíceis de usar. Com preço de 97 reais, ela é melhor usada como gravador, uma vez que é bem difícil de acertar o “alvo” como câmera. Para uma filmagem de qualidade, o próximo item de nossa lista se mostra bem mais vantajoso:

6- Óculos espião

spyglass

Os  óculos do espião são muito úteis para registrar as coisas em video, porque a câmera está sempre na cara do agente. Assim, tudo que ele olhar será gravado, eliminando um dos maiores problemas dos demais itens, como a gravata, caneta, relógio e boné. Basta olhar para qualquer lugar e ele será filmado. E o que é mais legal dos óculos, é que eles vem com lentes sem grau, mas nada impede que você mande colocar grau e use-os no dia-a-dia, acionando a câmera quando algo espetacular acontecer bem na sua frente.

spyglass2

Tal qual o relógio espião, os óculos tem vários estilos e versões. Além de versões em grau e como óculos escuros.

oculosescuros

oculoscamera

spyglass3

 

Outro óculos espião muito louco é este aqui em baixo, que tem espelhos RETROVISORES! Ele serve para você saber se está sendo seguido.

 

retrovisoresglass

 

 7- Minidrone espião

minidrone

Com preço na casa dos 300 reais, esse mini-drone espião consegue fazer filmagens aéreas com sua câmera de 5 megapixel. Isso pode expandir muito o raio de ação de um espião, permitindo reconhecimentos do alto, sem se expor. Ele pode ser controlado a uma grande distância e seu tamanho enxuto (menos de dez centímetros) o faz sumir no céu.

Acesso ao céu é uma coisa tão desejável a um espião que há modelos hoje em teste que vão de drones a morcegos eletrônicos (que tem a vantagem de não emitir ruido algum)

spy-bat-1

8-Luminária espiã DiY

Criada por Brian House e Kyle McDonald – este é um dispositivo de DIY que pode ser montado por menos de US $ 100. Os componentes? Um computador do tamanho de um cartão de credito, chamado Raspberry Pi, um microfone, uma luz LED e um vaso de flores de plástico. Quando colocados juntos, o dispositivo parece com uma simples luminária sem graça, mas ela irá gravar tudo à sua volta e fazer o upload de áudio via Wi-Fi.

Esses arquivos de áudio, por sua vez, são transcritos através do Amazon Mechanical Turk – um serviço online que inclui a transcrição on-demand. Depois de áudio tornar-se texto, trechos das conversas capturadas podem até ser publicadas em tempo real numa conta de Twitter.

Os criadores já implantaram a Conversnitch em vários locais. Na página Vimeo do projeto, você pode ver agentes instalando o dispositivo de vigilância em diversos espaços públicos e privados – um restaurante, uma biblioteca, um quarto. O pior é que tudo ali vai parar no Twitter. (prevejo advogados lambendo os beiços à espera dos processos!) Confira:

9- Moeda espiã

Imagina que merda deve ser fugir de um país portando segredos que poderiam te levar à morte? É para situações assim, que existe a moeda oca. Ela também pode ser usada para levar veneno e coisas não ortodoxas. Poucos notariam que essa moeda é na verdade um compartimento em rosca.

b308_hollow_spy_coins

 

 

10- O Spy Gadget

Cara, eu fiquei completamente bolado quando descobri essa coisa, enquanto pesquisava para este post. O spy gadget é um simples dispositivo que o espião vai conectar atrás do seu Pc, entre o teclado e o Pc e que vai registrar TUDO que você faz no computador. Esse é foda! O equipamento se chama Keylogger. existem keyloggers que são virtuais e podem ser descobertos pelos antivirus. Esse, como é analógico, está em um nível abaixo da capacidade do antivirus de pegar o artefato copião. O lance é que ele precisa que o agente consiga acesso à máquina da vítima. A aparência é de um simples adaptador, para não despertar suspeitas.

Key-Logger (1)

Acredite se puder, quem mais compra isso são pessoas que desconfiam que estão sendo traídas.

11- Apps espiões (bonus)

images (95)

Existem diversos apps espiões, que uma vez instaladas no celular da vitima, passam a registrar em detalhes tudo que acontece com elas. Isso também é muito usado por agentes de campo e cônjuges desconfiando de uma coceira na testa. Muitos pais usam isso para monitorar seus filhos também.

 

Com tudo isso, podemos dizer que hoje só não é espião quem não quer. Muitas outras coisas focaram de fora deste post, e isso é o que está na superfície, ao alcance de qualquer um. Não é difícil imaginar que há muitas outras formas de registro de atividades suspeitas e investigativas que são bem mais sofisticadas. Equipamentos de visões térmicas, celljammers, equipamentos que vêem através de paredes, equipamentos capazes de registrar conversas, degravar automaticamente… O céu é o limite quando se trata de investigação e espionagem.

Se você curtiu este post, não esquece de dar um joinha e contar para seus amigos sobre o blog aqui.

 

Related Post

14 comentários em “10 objetos que podem te transformar num James Bond”

  1. Já usei basicamente todos estes equipamentos, com exceção da escuta (da qual usei outros modelos), e posso afirmar que, no “quesito câmera”, a gravata, se bem usada, se mostra a mais eficiente, da a posição de filmagem: as canetas são muito chamativas, e os óculos, apesar de discretos, são fáceis de serem percebidos em uma conversa, quando te olham nos olhos (os óculos-retrovisores são ótimos, mas requerem prática para se evitar tropeços e esbarrões).

    Câmeras dissimuladas em objetos cênicos são muito eficientes, mas dependem de um bom posicionamento – o que não funciona no local do investigado.

    Os “spy gadget’s” são excelentes., e há alguns ainda mais “disfarçados” que os da foto.

  2. Aquele tênis com câmera parece mais coisa pra tarado ver por baixo da saia da mulherada, que equipamento de espionagem.

    Tem um, que até ano passado era experimental, e que acho que não existe versão comercial, mas que é muito legal: http://newsoffice.mit.edu/2014/algorithm-recovers-speech-from-vibrations-0804
    Ele recupera o áudio do ambiente através da monitoração LASER de qualquer objeto. Por exemplo: você está conversando num parque, e tem um saco de batata-frita em cima da mesa. Os caras, de longe, apontam o LASER pro saquinho, e “ouvem” sua conversa através da monitoração das vibrações do saquinho causadas pelo som da sua voz. O difícil deve ser eliminar os ruídos de fundo…

  3. Bom post, surfando pelos MLs da vida, percebi como tem tranqueira pra xeretar os outros.

    Se você quiser ser da D.I.V.A. (Departamento de Investigação da Vida Alheia), “seus pobremas acabaram” – Seu Creysson Mode, rs…

    Eu curti a ideia de ter um relógio que possa fazer o papel do celular. Quebrava o galho sem andar com esses trambolhosos smartphones.

    • VIcky, aqui vão.
      Gravata: https://www.wish.com/geek/m/search/spy%20tie
      Óculos: https://www.wish.com/geek/m/search/spy%20glass

      Não coloquei direto no post, para não parecer propaganda, ja que não ganho lhufas nisso.

  4. boa noite eu gostei de visitar a loja vou pesquisar e com serteza virarei cliete mas eu gostaria de saber quantos dias pra chegAR ATE MEU INDERECO, OBRIGADO

    • Creio que dependerá de onde você compra. Se comprar de revendedores no Br ira chegar mais rapido, porém com um preço maior. Comprando no exterior, se der sorte de não ser taxada, pode demorar mais e ficar em conta.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares